Nhoque de batata | gnocchi

Receita deste nhoque de batata – ou gnocchi em italiano – era guardada a sete chaves. Sua textura macia e extremamente leve derrete na boca e não lembra nem de longe o sabor de trigo encontrado em muitas receitas. Sem dúvidas a melhor receita de nhoque de batata que você já viu!

gnocchi flickr alpha

O grande segredo desse nhoque é que a batata é cozinha do micro-ondas. Ao cozer na panela com água a receita precisará de mais farinha trigo para dar o ponto, deixando a massa mais pesada.

Pode ser servido como acompanhamento para carnes e aves, ou como prato principal. Harmoniza perfeitamente com vinho.

Sua origem é bem antiga, acreditam que os antigos romanos e gregos já o conheciam. Tornou-se com o tempo um prato característico do norte e centro da Itália. Antes chamado de macarrão pelos italianos, na Idade média ganhou o nome “gnocchi”, traduzindo: uma pelota de farinha e água.

Essa delícia se espalhou por toda a Itália, conquistando até as regiões mais tradicionais. Ao se espalhar por outros países foi ganhando novas versões e sabores, como o nhoque recheado.

O nhoque de batata traz ainda uma tradição, especialmente em São Paulo. Todo dia 29 do mês é dia de comer o nhoque da fortuna com uma nota ou moeda de 1 real embaixo do prato. Quem assim o faz terá sorte por 30 dias seguidos. O dinheiro não poderá ser usado durante os 30 dias de sorte. Essa tradição possui diversas teorias, desde que sua origem é italiana, argentina e até mesmo brasileira. A origem, por fim, pouco importa, o que vale é a desculpa para devorar nhoque todos os meses e torcer para que a lenda traga boas energias e fortuna.

Nhoque de batata | gnocchi
Votos: 0
Classificação: 0
Você:
Classifique esta receita!
Imprimir receita
Nhoque de batata | gnocchi
Votos: 0
Classificação: 0
Você:
Classifique esta receita!
Imprimir receita
Rendimento Tempo de Preparo Tempo de Cozimento Tempo Passivo
2pessoas 30minutos 15minutos 10minutos
Rendimento Tempo de Preparo
2pessoas 30minutos
Tempo de Cozimento Tempo Passivo
15minutos 10minutos
Ingredientes
Rendimento: pessoas
Unidades:
Ingredientes
Rendimento: pessoas
Unidades:
Instruções de preparo
  1. Lave bem as batatas e deixe secar bem ou seque com um pano de prato.
  2. Cozinhe as batatas no micro-ondas da seguinte forma: Forre a forma de vidro com papel toalha e coloque de 4 a 5 batatas (todas na lateral, não coloque nada no meio). Programe 15 minutos em potência alta. Após o final do cozimento verifique se o garfo entra com facilidade na batata, se ainda estiver dura coloque mais alguns minutos.
  3. Esprema as batatas ainda quentes e retire as cascas. Coloque-as em um recipiente grande.
  4. Ainda quente acrescente a margarina e o sal. Misture bem e deixe esfriar.
  5. Ao esfriar acrescente os ingredientes restantes e amasse bastante com as mãos. Se 4 colheres de trigo não foram suficientes para a massa começar a desgrudar das mãos (ela ainda gruda um pouco), acrescente um pouco mais de farinha de trigo, mas não deixe passar de 6 colheres para não ficar pesada.
  6. Para cortar os cubinhos, polvilhe um pouco de trigo em uma superfície limpa, seca e lisa. Faça enroladinhos com a massa e corte os cubos. Outra opção é utilizar uma "nhoqueira" para cortar os cubinhos.
  7. Coloque aos poucos os cubos em uma panela com água fervente. Assim que os cubinhos subirem retire-os com a ajuda de uma escumadeira e deixe a água escorrer. Como a massa é muito leve, elas sobem em pouco tempo.
  8. Coloque em uma forma e cubra com o molho de sua preferência. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno preaquecido até gratinar (entre 10 e 15 minutos). Sirva quente.
Notas da Receita

- Com o tempo a água fervente ficará branca por conta do trigo, mas não precisa trocar.
- Se for utilizar uma nhoqueira para cortar os cubos, não precisa polvilhar com trigo, coloque a massa direto na nhoqueira e corte sobre a água fervente aos poucos e com cuidado para não se queimar. Não corte sobre outra superfície porque eles poderão grudar.
- Você pode fazer bolinhas maiores com a massa e rechear com cubinhos de queijo mozzarella ou outro recheio de sua preferência.
- Substitua a bata por mandioca ou mandioquinha, fica delicioso.

Compartilhar

Leave A Reply