Quanto é uma dose em ml?

Ao pesquisar na literatura sobre coquetelaria você encontrará uma grande variedade de medida sobre quanto é uma dose em ml. Essa “confusão” acontece porque a maior referência de drinks e conteúdo didático sobre bebidas têm origem norte-americana e europeia, que utilizam outras unidades medidas para seus drinks.

A grande causadora dessa confusão é que o termo “dose padrão” não corresponde à quantidade de líquido, mas sim à quantidade de álcool (etanol puro) contida na bebida. Cada país adota sua própria medida de “dose padrão”, ficando praticamente impossível padronizar internacionalmente. No Brasil adotamos a dose entre 10 e 14g de álcool, e para saber a concentração temos que multiplicar a quantidade (ml) por seu teor alcoólico.

Dose de destilado (vodca ou uísque): 40ml de destilado com teor alcoólico de 40%
Quantidade de álcool: Volume X Teor Alcoólico = 16ml

Para transformar ml em g (gramas), precisamos multiplicar a quantidade de álcool pela densidade do álcool (densidade=0,8)

Gramas de álcool: quantidade de álcool x densidade do álcool (0,8)= 12,8g

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define que a “dose padrão” contém entre 12 e 14g de etanol puro, o que equivaleria a aproximadamente 330ml de chopp, 100ml de vinho ou 30ml de cachaça. Já o SENAD (Secretaria Nacional de Política sobre Drogas – Brasil) considera a “dose padrão” como 13,6g de etanol puro, aumentando a dose de destilados para 44ml. (Fonte: www.cisa.org.br)

Para confundir um pouco mais: Nos EUA a medida adotada é a US oz (onça fluída americana) que possui diferença de quantidade com a Brit oz (onça fluída inglesa) e nenhuma delas corresponde ao nosso padrão ml(mililitros).

Resumo da ópera, ou melhor, das doses

Em cada lugar do mundo o drink é oferecido em quantidade diferente (ou, melhor dizendo, em cada bar, afinal a boa vontade do bartender influencia diretamente no tamanho da dose):

  • Austria: 20ml
  • França: entre 40 e 50ml
  • Inglaterra: entre 25 e 35ml
  • Islândia: entre 30 e 55ml
  • Israel: entre 50 e 60ml
  • Japão: o saquê é servido em doses de 180ml

*Fonte tamanho das doses: http://bebidinhas.ig.com.br

Dose no Brasil

A medida dos dosadores profissionais variam entre 40 e 50ml. Por esta razão e por haver tanta confusão entre medidas, a coquetelaria brasileira adota diferentes formas de apresentar uma mesma receita, que vai desde as proporções de um copo, volume em ml ou em doses.

Enfim, quando alguma receita informar o termo “dose”, quer dizer que a quantidade pode variar entre 40 e 50ml. Essa variação, inclusive, é encontrada nos dosadores profissionais que são comercializados com 40ml ou 50ml.

Dosador com 2 medidas: 1 dose e 1/2 dose (40ml e 20ml)
Dosador com 2 medidas: 1 dose e 1/2 dose (40ml e 20ml)
Obs: Os drinks do Almanaque de receitas são todos preparados para degustação e publicados considerando a dose de 40ml.

 

Categories: Curiosidades

Leave A Reply